O governo japonês disse na terça-feira (30) que fornecerá cerca de ¥45 bilhões (US$305 milhões) para um projeto de semicondutores de ponta promovido pela gigante das telecomunicações Nippon Telegraph and Telephone Corp (NTT), a principal fabricante de chips dos EUA, a Intel Corp, e sua equivalente sul-coreana, a SK Hynix Inc.
Os fundos, destinados ao projeto para desenvolver semicondutores ópticos que permitem processamento de dados com menos consumo de energia, ocorre quando o Japão, em cooperação com os EUA e Coreia do Sul, visa conquistar uma posição mais forte na indústria de chips em meio à crescente influência da China no setor.
A pesquisa e desenvolvimento de semicondutores vêm sendo impulsionados pela expansão de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias digitais que exigem o processamento de grandes quantidades de dados.
“Esperamos (que o projeto), ao permitir comunicações mais rápidas e alcançar consumo reduzido de energia” seja um divisor de águas no futuro”, disse Ken Saito, ministro da Economia, Comércio e Indústria em uma coletiva de imprensa.
Fonte: Mainichi