As autoridades de saúde da China informaram na quarta-feira (31) que uma mulher infectada com o vírus da gripe aviária, uma combinação de H3N2 e H10N5, morreu. Segundo a informação, o vírus foi transmitido por aves e o risco de transmissão entre humanos é baixo.
A pessoa que morreu era uma mulher de 63 anos da província de Anhui que apresentava problemas de saúde subjacentes. Segundo a Agência Nacional de Prevenção e Controle das Doenças, ela desenvolveu tosse, dor de garganta e febre em 30 de novembro do ano passado e morreu em 16 de dezembro em uma instituição hospitalar da província de Zhejiang.
Os contatos próximos tiveram resultados negativos e não há casos suspeitos de infecção.
As autoridades explicaram que a análise genética revelou que o vírus H10N5 é originário de aves e não tem a capacidade de infectar humanos de forma eficaz. Segundo a informação, esse caso foi uma “infecção repentina entre espécies, de aves para humano”.
Acrescentou que o risco de infecção humana é baixo e que não ocorreu a transmissão entre humanos.
Na China, espera-se uma grande movimentação de cidadãos com o Festival da Primavera (Ano Novo Lunar), em 10 de fevereiro, por isso as autoridades estão cautelosas com a propagação de doenças infecciosas, incluindo o novo coronavírus, especialmente a nova cepa mutante JN.1.
Fonte: Sankei