De acordo com as informações do governo da província de Aichi, a taxa de pessoas testadas positivo para o novo coronavírus, na semana entre 22 e 28 de janeiro foi de 21,24 por instituição médica.
Na província de Aichi o aumento tem sido constante, por 10 semanas consecutivas, e é a terceira maior taxa do país. O número de pacientes internados para tratamento, até 31 de janeiro, é de 1.081 pessoas.
“Isso não significa que a situação dos cuidados médicos ficará tensa imediatamente, mas continua grave, com mais de mil pacientes hospitalizados, por isso continuaremos a monitorar a situação de perto”, disse o governador Hideaki Omura.
O número de clusters de infecção também está aumentando e foram confirmados em um total de 40 instalações, incluindo 25 instituições de cuidados com idosos e 12 hospitais.
O governador já havia declarado que Aichi entrou na 10.ª onda da covid e reiterou os cuidados básicos como lavagem das mãos e ventilação do ambiente, inclusive para prevenção da influenza.
Na província de Gifu a taxa é de 16,3 pacientes por instituição hospitalar, o que mostra aumento pela segunda semana consecutiva.
Em Mie a situação não é tão diferente pois a taxa é de 16,6/instituição, superior à semana anterior e com aumento pela 10.ª semana consecutiva, como Aichi.
Fontes: Nagoya TV e NHK