Como é esperada nevasca na segunda (5) e terça-feira (6), principalmente ao longo das montanhas da região Kanto-Koshin, na noite de domingo (4), o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) aconselharam as pessoas a evitar saídas desnecessárias e, se for inevitável, que o veículo esteja com os pneus de neve.
Segundo a AMJ, a previsão de acúmulo de neve nas 24 horas até a manhã de terça-feira é de:
- 30 centímetros nas montanhas de Koshin (Nagano e Yamanashi) e no norte de Kanto
- 20 cm nas planícies do norte de Kanto e de Hakone às regiões de Tama e Chichibu
- 7 cm nas planícies do sul de Kanto
- 5 cm nos 23 distritos de Tóquio
Segundo o MLIT a forte nevasca em janeiro do ano passado, quando foram observados 10 centímetros de acúmulo de neve no centro de Tóquio, os veículos sem pneus de neve que trafegavam na via expressa Metropolitana (Shuto) ficaram imobilizados. Levou até 14 horas para por fim à paralisação.
Na segunda-feira, as duas maiores companhias aéreas – ANA e JAL – anunciaram cancelamentos 76 de voos de partida e chegada no Aeroporto de Haneda.
Além do transporte aéreo, o rodoviário também será afetado, pois a JR anunciou o cancelamento dos ônibus expresso, dos que partem de Tóquio a Osaka, Quioto, Hyogo, Tokushima, Aichi, Gifu, Shizuoka, Nagano, Yamanashi, etc.
As empresas gestoras das vias expressas disseram que, dependendo das condições da neve, trechos amplos poderão ser fechados ao tráfego, como a Chuo, a Tomei, a Shin-Tomei, a Gaikan e a Ken-O.
A JR e as ferrovias privadas da área metropolitana de Tóquio também alertaram que poderão ocorrer atrasos significativos ou suspensões de serviço dependendo das condições da neve.
Veja a situação da neve em tempo real tocando aqui.
Fontes: NTV, MBS e NHK