A Toyota Motor informou nesta segunda-feira (5) que estenderá uma suspensão parcial de produção no Japão até a sexta-feira (9), visto que ela ainda está impossibilitada de enviar certos modelos de veículos devido a um escândalo de manipulação de dados em uma fornecedora de motores a diesel afiliada.
A suspensão de operações em 6 linhas de produção em 4 de suas fábricas na central do Japão continuará em vigor após o Ministério dos Transportes ter ordenado uma proibição de envio sobre certos motores produzidos na Toyota Industries Corp.
Anteriormente, a suspensão de produção que afeta modelos populares como Land Cruiser e o Hiace estava programada até esta segunda-feira. A montadora decidirá na quinta-feira (8) se pode retomar a produção a partir de 12 de fevereiro, disse.
As linhas estão paradas desde o fim de janeiro, quando a Toyota Industries admitiu que forjou dados sobre motores a diesel que ela produz e fornece para a montadora, resultando em uma suspensão de envio de 10 modelos da Toyota vendidos globalmente.
Paralisação até sábado
Atualização às 18h20 de segunda-feira (5).
A Toyota Motor manterá a suspensão das operações em 6 linhas de produção em 4 fábricas de veículos do grupo no Japão até sábado (10), disseram representantes da companhia nesta segunda-feira.
A montadora japonesa tomará uma decisão até esta quinta-feira sobre as operações nesses locais na próxima semana, disseram representantes.
Após a revelação da falsificação de dados de desempenho dos motores da Toyota Industries Corp para obter aprovação, a montadora líder suspendeu a produção de modelos equipados com motores afetados nas 4 plantas.
As 4 são as plantas de Fujimatsu e Yoshiwara da Toyota Auto Body Co em Aichi e a de Inabe em Mie, além da planta principal da Gifu Auto Body Co.
Fonte: Mainichi, Nippon