A cidade do Rio de Janeiro declarou estado de emergência na segunda-feira (5), horário do Brasil, devido ao aumento nas internações por casos suspeitos de dengue.
Na última sexta-feira (2), as autoridades locais divulgaram um plano de contingência para o enfrentamento da epidemia, abrangendo medidas de atendimento à população e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
O plano inclui a abertura de dez unidades de atendimento, a criação do Centro de Operações de Emergência (COE-Dengue) e a disponibilização de leitos hospitalares para pacientes com dengue. Além disso, existem planos para implantar veículos de fumigação em áreas com as taxas de casos mais elevadas e para obrigar o acesso a propriedades fechadas e abandonadas.
Dados divulgados na sexta-feira revelaram que o município do Rio de Janeiro já registrou mais de 10 mil casos de dengue neste ano, quase metade do total de todo o ano de 2023 (22.959). A taxa de incidência da doença é de 160,68 por 100 mil habitantes.
A prefeitura está em alerta máximo, pois se aproxima o Carnaval e também o encontro dos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais do G20, quando muitas pessoas estarão visitando a cidade do Rio de Janeiro.
Fontes: Agência Brasil e Tokyo Shimbun