Na manhã de terça-feira (6), aproximadamente 10 orcas foram encontradas imobilizadas entre os gelos flutuantes na costa de Rausu (Hokkaido). Como estão cercadas e com a impossibilidade de aproximação usando um barco para ajudá-las, a prefeitura disse que “não temos escolha a não ser que a geleira se rompa e possam escapar”.
De acordo com a Guarda Costeira de Rausu, por volta das 8h30 de segunda-feira uma pessoa de uma empresa de embarcação turística ligou para a prefeitura para informar o que viu.
Em imagens gravadas por um residente local de Rausu, logo após as 10h, as orcas lutavam contra as geleiras a cerca de um quilômetro da costa.
Além disso, as imagens gravadas por uma empresa privada que pesquisa leões-marinhos, no mesmo período, usando um drone, mostram cerca de 10 orcas lutando para tentar escapar das geleiras.
Uma outra empresa privada informou que por volta das 16h, cerca de 17 orcas estavam presas entre os blocos de gelo flutuante na costa, a cerca de 2 quilômetros a nordeste de onde foram avistadas pela manhã.
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Kushiro, um aviso de formação de geleiras foi emitido para a região de Nemuro, incluindo Rausu, até a manhã do dia 6, e é possível que a área do gelo flutuante tenha se expandido devido à maresia.
Segundo a prefeitura de Rausu, em 2005 aconteceu a mesma coisa e a maioria das orcas acabou morrendo por não ter conseguido escapar dessa situação.
Seiichiro Tsuchiya da Wildlife Pro LLC, que testemunhou e as gravou com drone, disse que “vi as orcas com a cabeça para fora respirando desesperadamente. Também havia 3 a 4 filhotes e não pareciam estar bem”, manifestando sua preocupação.
Segundo a prefeitura, um funcionário que as observava desde a manhã percebeu que à tarde, as orcas desapareceram de vista. Não se sabe o que aconteceu com elas.
Assista ao vídeo gravado pelo drone da Wildlife Pro, cedido para a HTB.
Fontes: NHK e HTB