A gigante das telecomunicações KDDI anunciou na terça-feira (6) uma TOB (acrônimo de Take Over Bid), o que significa oferta pública de aquisição e nesse caso, é da rede de lojas de conveniência Lawson.
Como a Mitsubishi Shoji tem uma participação de 50% na Lawson, a partir dessa data, ambas as partes (KDDI e Mitsubishi) deterão cada uma uma participação de 50% e farão uma administração conjunta.
“Temos o prazer de anunciar que celebramos um acordo de aliança de capital e negócios para criar um novo valor para os consumidores através da fusão Real x Digital x Verde”, anunciou a KDDI em sua página.
A KDDI possui atualmente aproximadamente 2% das ações da Lawson, ampliando para 50% através da TOB, a qual deve ser implementada por volta de abril deste ano.
Os motivos para essa decisão, segundo a KDDI, são:
- as lojas de conveniência são uma parte essencial da infraestrutura social e a sua importância tem aumentado nos últimos anos
- por outro lado, com a pandemia da covid, os estilos de vida e os comportamentos de consumo começaram a mudar e será necessário oferecer um valor que vai além das lojas físicas
- a KDDI será capaz de melhorar a conveniência da rede Lawson e fornecer novo valor, através de uma perspectiva digital com o uso das telecomunicações
Explicou que a rede Lawson tem contato próximo com os clientes reais, enquanto a KDD tem clientes digitais. E ao aprofundar esses relacionamentos com a parceria poderão responder às necessidades dos clientes das comunidades locais.
A rede Lawson tem 14,6 mil lojas, enquanto a KDDI possui 2,2 mil au Style ou au Shop, cuja soma sobe para 16,8 mil pontos, fortalecendo suas funções para oferecer maior conveniência para os clientes.
No aspecto “Green” a KDDI e Lawson podem reduzir a emissão de CO2, instalando painéis solares; fabricar biodiesel usando óleo de cozinha residual gerado nas lojas e reduzir o uso de materiais plásticos substituindo-os pelos produtos de base biológica.
Fontes: KDDI, NHK e NTV