A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) informou na quarta-feira (7) que aproximadamente 5,5 toneladas de água contaminada vazaram do incinerador da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Acredita-se que contenha materiais radioativos equivalentes a 220 vezes o padrão do relatório do país, e parte dela pode ter penetrado no solo do local. Portanto, a TEPCO decidiu coletar a água e também o solo para análise.
O vazamento foi do chamado incinerador de alta temperatura e de alta pressão que estava em uso antes do acidente causado pelo Grande Terremoto no Leste do Japão em 2011.
Os trabalhadores de uma empresa subcontratada estavam limpando os canos quando descobriram o vazamento da água contaminada. A causa foi uma válvula aberta, que deveria estar fechada.
Segundo a TEPCO não houve grandes alterações nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação no ar, e não há impacto no lado externo.
A TEPCO está investigando detalhadamente a causa do vazamento, incluindo a possibilidade de erro humano.
Além disso, existe a possibilidade de que a água contaminada tenha penetrado no solo através das fendas nas placas de aço instaladas perto do vazamento, portanto, a área foi isolada para coleta do solo para análise.
Fontes: NHK e FNN