Japão deverá ter o menor número de nascimentos da história

O ano de 2023 deverá ser lembrado como o de menor número de bebês nascidos no Japão.

Foto meramente ilustrativa de bebê (Pexels)

Na quarta-feira (14) o Japan Research Institute (JRI), traduzido livremente como Instituto de Pesquisa do Japão, divulgou o resultado da sua análise em relação ao número de bebês nascidos em 2023 no país.

Publicidade

Segundo o JRI estima-se que tenham nascido 726 mil bebês, 40 mil a menos do que no ano anterior (2022). Foi o menor número desde que o governo do Japão começou as estatísticas, no ano de 1.899

A análise diz que é uma estimativa, já que os dados disponíveis são de janeiro a setembro do ano passado. De outubro a dezembro foi feito um cálculo estimativo.

Além disso, a taxa de fecundidade – estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida – deverá cair para 1,20.  

Em relação aos casamentos, em 2022 foram estabelecidos 504.930 novos casais, mostrando um aumento depois de 3 anos. Mas, em 2023 foram realizados 476 mil casamentos, o que mostra uma queda de 5,8% em relação ao ano anterior.

O declínio no número de casamentos impacta no nascimento de bebês. Havia uma esperança de recuperação pós pandemia do coronavírus, já que muitos casais adiaram a cerimônia, mas isso não aconteceu.

Um dos grandes motivos é a queda no número de mulheres que não desejam se casar, uma vez que são mais susceptíveis de serem oneradas pelo parto e pelo casamento em si do que os homens. São mais propensas a perder as suas carreiras e rendimentos, mesmo com o avanço do progresso social. 

“Há uma necessidade urgente de eliminar as disparidades de gênero e os vieses inconscientes, e de criar um ambiente onde tanto os homens como as mulheres possam desempenhar papéis iguais na sociedade e na família”, destacou a JRI.

Fontes: divulgação e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alfândega de Tóquio apreende 1,8 tonelada de drogas ilícitas em 2023

Publicado em 15 de fevereiro de 2024, em Sociedade

Tanto a Alfândega de Tóquio quanto a de Osaka tiveram aumento significativo de apreensões de drogas em 2023.

Droga escondida dentro das bolas de boliche, encontrada pela Alfândega de Tóquio (FNN)

A Alfândega de Tóquio divulgou na quarta-feira (14) o volume total de apreensões de drogas ilícitas no ano de 2023, de aproximadamente 1,8 tonelada.

Publicidade

Esse foi o segundo maior número da história, depois de 2019. Entre as 157 apreensões havia maconha, estimulante, cocaína e outras drogas, como também em alguns casos o contrabandista ou o mula tentou passar com mais de 10 quilos de um produto ilícito.

Os modus operandi do contrabando também vêm se tornando mais sofisticados, como esconder maconha “líquida” em produtos enlatados e estimulante dentro de bolas de boliche.

Menos casos em Osaka mas com aumento

Casos de apreensão em Osaka: maconha ‘liquida’, cetamina, estimulante, MDMA e ouro (ABC TV)

Já a Alfândega de Osaka informou no mesmo dia que o total de apreensões foi de 270 quilos de drogas em 97 casos.

Em Tóquio o número de casos dobrou e em Osaka foi de 65% a mais do que no ano anterior.

O uso de cães farejadores em Osaka aumentou porque o número de estrangeiros que visitam o país também teve aumento significativo no pós pandemia e percebe-se que alguns deles tentam entrar com as drogas.

Por isso, a Alfândega de Osaka está em alerta máximo. 

Fontes: FNN e ABC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão