O governo sul-coreano anunciou que estabeleceu relações diplomáticas com Cuba, um país da América Central que é amigo da Coreia do Norte. A mídia sul-coreana informou que os dois países estavam negociando nos bastidores, tendo em vista a possível interferência da Coreia do Norte.
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou que as delegações sul-coreana e cubana na ONU concordaram em estabelecer relações diplomáticas em 14 deste mês em Nova York, EUA.
Os intercâmbios entre os dois países cessaram após a Revolução Cubana de 1959, mas em 2016, o então ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul visitou Cuba e expressou o desejo de estabelecer relações diplomáticas.
Além disso, em junho do ano passado, após o início do governo de Yoon Sung-Nyeol, a Coreia do Sul demonstrou seu compromisso de melhorar as relações com Cuba ao anunciar que forneceria assistência humanitária no valor de US$ 300.000 a Cuba, que havia sido gravemente afetada por chuvas torrenciais.
Por outro lado, de acordo com a agência de notícias sul-coreana United News, os dois países têm negociado nos bastidores, considerando a possível oposição e interferência da Coreia do Norte.
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul enfatiza que os dois lados discutirão a abertura de missões diplomáticas no futuro e que eles “estabelecerão as bases para expandir a cooperação econômica entre os dois países e apoiar a expansão dos negócios”.
Fonte: NHK