O governo da província de Aichi está conduzindo experimentos de validação e demonstrações de robôs de serviço em várias instalações sob o título Aichi Robot Transformation (ARX). Fazem parte das diversas iniciativas para promover a implementação social dos robôs de serviço.
Desta vez, segundo informações do governo de Aichi, um outro experimento de demonstração será realizado nas instalações comerciais do Hisaya-odori Park, situado perto da Torre de Nagoia, no período entre 27 de fevereiro a 2 de março.
O Hisaya-odori tem problemas exclusivos dos parques urbanos, como segurança noturna e limpeza. Além disso, como não existe um balcão de informações no local, uma das preocupações é de não poder responder às dúvidas dos visitantes ou verificar os problemas.
Sete tipos de robôs realizarão diversos trabalhos, como o de segurança. Eles farão patrulhamento de forma autônoma, irão detectar bicicletas abandonadas e farão a contagem dos visitantes em tempo real.
Outro tipo de robô irá fornecer informações aos visitantes por meio de sinalização digital e áudio; e ainda há o tipo que ajudará na limpeza do parque.
O governo da província de Aichi quer analisar as possibilidades de criar um novo modelo de parque, com tecnologia digital na resolução de problemas e também para informações.
E tem mais. Na quinta (29) e na sexta-feira (1.º), será realizado um outro experimento de validação de robôs de entrega autônoma, em vias públicas, com o objetivo de resolver o problema chamado de “última milha” (a última milha é a etapa final da entrega antes que o consumidor receba o produto), causado pela falta de motoristas e entregadores.
Um robô de entrega circulará entre o ponto de ônibus Sakae, em Naka-ku, e seguirá até a Maruei Galleria, fazendo chegar aos destinatários os morangos da variedade Wing (ウイングいちご), cultivados na cidade de Kani (Gifu).
Com esses experimentos com os robôs graciosos, que tal dar um pulinho na área do Parque Hisaya-odori para vê-los em ação? Poderão ser os “funcionários” em um futuro breve na cidade de Nagoia.
Fonte: CTV