O índice Nikkei valorizou temporariamente mais de 700 ienes, chegando a 38.800 ienes na bolsa de valores de Tóquio nesta sexta (16).
Esse é o nível mais alto em 34 anos durante o horário de negociação e está próximo do recorde histórico atingido em dezembro de 1989.
Nesta sexta-feira, o mercado de ações de Tóquio recebeu ordens de compra de uma ampla gama de ações, incluindo aquelas relacionadas a semicondutores, imediatamente após o início das negociações, seguindo o aumento de todos os principais índices de ações em Nova York em quinta (15), e o Nikkei Stock Average subiu temporariamente 700 ienes, atingindo o nível de 38.800 ienes.
Foi a primeira vez em 34 anos, desde janeiro de 1990, durante o período da bolha, que o índice atingiu o nível de 38.800 ienes durante o horário de negociação, e está próximo do recorde histórico de 38.957 ienes estabelecido em 29 de dezembro de 1989 durante o horário de negociação.
O Nikkei Stock Average fechou em 38.505,89 ienes pela manhã, 347,95 ienes acima do preço de fechamento do dia anterior. O índice de preços de ações de Tóquio, Topix, subiu 32,68, para 2.624,53. O volume da manhã foi de 1.161,36 milhões de ações.
“Pela manhã, quando o mercado estava próximo de recordes de alta, as ordens de venda aumentaram para garantir lucros imediatos, com receio de que o mercado superaquecesse. No entanto, à tarde, o iene enfraqueceu um pouco no mercado de câmbio, o que levou a uma tendência de recompra, e o mercado subiu quase que totalmente”, relata um funcionário da bolsa.
O Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Saito, disse em uma coletiva de imprensa após a reunião do Gabinete nesta sexta (16): “Analisando a economia japonesa até o momento, após o colapso da economia da bolha, acho que nos tornamos uma ‘economia de corte de custos’, em que as empresas estão tentando aumentar os lucros cortando custos diante da deflação prolongada. Entretanto, a maré está mudando devido a mudanças no ambiente nacional e internacional e a políticas industriais proativas”.
Ele acrescentou: “Estamos observando um aumento constante no investimento doméstico, que está em seu nível mais alto em quase 30 anos. Não perderemos a oportunidade de fazer esforços positivos para garantir esses sinais de mudança e transformar a economia em uma ‘economia de crescimento’ em que o investimento, os salários e os preços cresçam”.
Fonte: NHK