Especialistas no Japão alertam que informação política falsa está aumentando com o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) generativa, visto que imagens fake e desinformação envolvendo o primeiro-ministro Fumio Kishida se espalham na mídia social.
No início deste mês, uma imagem falsa de Kishida circulou na plataforma de mídia social X que parece mostrar altos funcionários do governo dos EUA sentados em um sofá encarando o primeiro-ministro japonês.
A imagem foi publicada por um perfil que mostra repetido suporte à Rússia. A imagem acumulou mais de 700 mil visualizações no total, incluindo através de republicações.
Uma outra publicação no X incluiu um vídeo editado dando a falsa impressão de que Kishida apoia ter imigrantes contando por 90% da população do Japão, com os restantes 10% sendo japoneses.
A desinformação foi publicada por um perfil que é contra a imigração ao Japão. O vídeo foi feito ao pegar vídeos de comentários feitos por Kishida fora de contexto e colocá-los em conjunto. Ele foi visto mais de 2,5 milhões de vezes.
O professor associado da Universidade Internacional do Japão, Shinichi Yamaguchi, disse que avanço técnico, como o aumento da IA generativa, permite que qualquer pessoa edite imagens e vídeos com facilidade, levando a um crescimento na desinformação política.
Ele alertou que isso representa um grande risco de bases de democracia, visto que poderia afetar eleições e causar divisões na sociedade.
Fonte: NHK