Cientistas fizeram uma descoberta chocante de um sapo com um pequeno cogumelo brotando de sua perna nas bases das montanhas luxuosas das Gates Ocidentais da Índia.
A descoberta marca a primeira vez que um cogumelo foi visto crescendo em um tecido de animal vivo, dizem pesquisadores afiliados ao Fundo Mundial para a Natureza.
Visto que o animal não foi capturado para ser estudado ainda mais, imagens compartilhadas online do anfíbio com um cogumelo crescendo perto de sua perna intrigaram cientistas.
A espécie de sapo, chamada de Intermediária de Dorso Dourado de Rao, é uma criatura nativa da região, uma das mais biodiversas do mundo.
Especialistas em fungos identificaram o cogumelo como um Bonnet Mushroom (Mycena sp.), que é conhecido por existir na maioria das vezes em madeira podre.
Vários micróbios, incluindo bactérias e fungos, são conhecidos por crescerem junto com organismos com a maioria sendo simbióticos ou pelo menos benignos.
Entretanto, há também alguns que podem causar infecções durante certas circunstâncias, como o fungo que causa o pé de atleta ou a candidíase.
Contudo, um cogumelo crescendo em um organismo vivo nunca foi anteriormente documentado, de acordo com o estudo publicado no jornal Reptiles and Amphibians.
Isso pode ser porque os cogumelos precisam de nutrientes que geralmente não estão presentes adequadamente na pele de qualquer animal.
Os pesquisadores suspeitam que no caso mais recente, a área dos Gates Ocidentais que é úmida e alimentada por monções, pode ter oferecido um ambiente ideal para o crescimento do cogumelo, fornecendo umidade adequada e matéria orgânica.
A natureza exata do cogumelo que está crescendo no sapo – se é infecciosa ou benigna – e o qual profundo ele penetrou na pele – continuam incertos.
Fonte: The Independent