Japão e EUA vão lançar 1º satélite de madeira do mundo neste ano

O LignoSat de madeira magnólia é uma tentativa de tornar o lixo espacial biodegradável.

Satélite de madeira como o LignoSat devem, teoricamente, ser menos prejudiciais como lixo espacial (ilustrativa/banco de imagens)

A Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) dos EUA e a Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial) do Japão estão planejando o lançamento do primeiro satélite de madeira do mundo em uma tentativa de tornar viagens espaciais mais sustentáveis.

Publicidade

O LignoSat, um satélite do tamanho de uma xícara de café feito a partir de madeira magnólia, deve ser lançado na órbita da Terra até o verão deste ano, de acordo com as agências espaciais.

A madeira não queima ou se deteriora no vácuo sem vida do espaço, mas ela vai se reduzir a cinzas na reentrada da atmosfera da Terra, tornando-a um material surpreendentemente útil e biodegradável para futuros satélites.

Mais de 9,3 mil toneladas de objetos espaciais – incluindo lixo espacial como satélites inoperantes e partes de estágios de foguetes – orbitam a Terra atualmente.

Contudo, os pequenos metais brilhantes de que eles são feitos, como o titânio e o alumínio, aumentam a luminosidade geral do céu noturno em mais de 10% em grandes partes do planeta, criando poluição luminosa que dificulta a detecção de fenômenos espaciais distantes.

Satélite de madeira como o LignoSat devem, teoricamente, ser menos prejudiciais como lixo espacial, de acordo com os pesquisadores.

Fonte: Space

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem morre após entrar em recinto de leões para tirar selfie

Publicado em 19 de fevereiro de 2024, em Ásia

O homem de 38 anos escalou uma cerca de aproximadamente 3 metros de altura e entrou em um recinto de leões na Índia.

O recinto abrigava dois leões e uma leoa (ilustrativa/banco de imagens)

Um homem no sul da Índia foi atacado e morto por um leão asiático após ter pulado em seu recinto, disseram funcionários do departamento de florestas.

Publicidade

Prahlad Gujjar, de 38 anos, escalou uma cerca de 3m de altura e pulou no recinto de leões no Parque Zoológico Sri Venkateswara em Tirupati no dia 15 de fevereiro, disseram autoridades do estado de Andhra Pradesh.

Gujjar teria pulado no recinto para tirar uma selfie com o leão e acredita-se que ele estava embriagado, de acordo com reportagens da mídia local.

A polícia de Tirupati disse que guardas de segurança soaram o alarme quando viram Gujjar tentando escalar a cerca e correram atrás dele. Entretanto, ele pulou no tanque de água dentro do recinto.

“Quando ele viu os guardas de segurança correndo atrás dele, Gujjar pulou em um tanque de água e escalou uma cerca de 3m em volta do recinto, o qual abrigava um leão e duas leoas”, disse a polícia.

“Ele pulou e caiu em frente a um dos leões, o qual o atacou. Ele morreu no local”.

Os animais ficaram perto dos restos mortais até cuidadores os direcionarem para as jaulas de alimentação e recuperarem o corpo.

A polícia disse que estava tentando localizar a família do homem e averiguar se ele tinha algum problema mental.

O leão foi movido para uma jaula onde ficaria em observação.

Em 2014, um tigre branco matou um homem que entrou em seu recinto no Zoológico de Déli. O vídeo chocante do incidente viralizou e acredita-se que o homem de 20 anos tinha problemas mentais.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão