Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Sífilis: número de casos em nível recorde pelo 3º ano consecutivo no Japão

| Sociedade

Mesmo se os sintomas pareçam leves, a sífilis não tratada pode causar complicações graves, particularmente as que afetam o cérebro ou coração.

Unigran Japan 2026
sifilis 26 fev 2024 destaque

A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum (ilustrativa/banco de imagens)

Uma epidemia de sífilis é uma grande preocupação no Japão, com o número de casos reportados em 2023 alcançando uma alta recorde pelo terceiro ano consecutivo em uma base preliminar.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Além disso, o número de casos congênitos de sífilis, que resultaram de transmissão de bactérias de gestantes para seus fetos através da placenta, alcançou a maior alta de todos os tempos.

A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Transmitida primariamente através de relação sexual, a infecção pode resultar na formação de caroços ou feridas nos genitais ou na boca, acompanhada por gânglios linfáticos inchados e erupções cutâneas que se espalham pelo corpo. O diagnóstico da infecção envolve testes sanguíneos.

Sífilis não tratada pode causar complicações graves

Mesmo se os sintomas pareçam leves, a sífilis não tratada pode causar complicações graves, particularmente as que afetam o cérebro ou coração. Além disso, a doença também pode ser transmitida por indivíduos infectados que não apresentam sintomas.

Enquanto o uso de camisinha é eficaz para prevenção, ela não garante proteção completa, e indivíduos podem ser reinfectados mesmo após recuperação. Tratamento precoce com penicilina é eficaz e pode curar a doença completamente.

“A sífilis pode ser curada rapidamente se detectada prontamente”, disse um especialista.

Tendência predominantemente em áreas urbanas

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número reportado de casos de sífilis em 2022 totalizou 13.228, ultrapassando 10 mil pela primeira vez desde 1999, quando o atual método de pesquisa foi usado. Em 2023, casos reportados aumentaram para 14.906.

Uma divisão por províncias mostra que Tóquio registrou o número mais alto, com 3.658, seguida por Osaka a 1.967, Fukuoka com 939, Aichi com 817 e Hokkaido com 677. Essas estatísticas revelam a tendência em curso de casos ocorrendo predominantemente em áreas urbanas.

Por idade, a predominância é notavelmente alta entre homens na faixa dos 20 aos 50 anos e mulheres na faixa dos 20.

Razões para o aumento

Enquanto as razões precisas para o aumento no número de casos reportados continuem incertas, especialistas identificaram vários fatores contribuintes em potencial.

Essas incluem promiscuidade aumentada ligadas a encontros com muitas pessoas através da mídia social, assim como a utilização de negócios relacionados a sexo.

Além disso, há muitos diagnósticos errados feitos por médicos com experiência limitada em tratar a doença.

Fonte: Japan Times


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo