A Apple está cancelando um esforço de décadas para produzir um carro elétrico, segundo pessoas com conhecimento do assunto, abandonando um dos projetos mais ambiciosos na história da companhia.
A empresa da maçã fez a revelação internamente na terça-feira (27), surpreendendo os cerca de 2 mil funcionários que trabalham no projeto, disseram as fontes. A decisão foi compartilhada pelo chefe operacional Jeff Williams e Kevin Lynch, vice-presidente responsável pelo esforço.
Os dois executivos disseram aos trabalhadores que o projeto começará a ser eliminado e que muitos dos funcionários na equipe do carro – conhecida como Special Project Group – serão transferidos para a divisão de inteligência artificial sob o comando de John Giannandrea.
Esses funcionários focarão em projetos de inteligência artificial generativa, uma prioridade cada vez mais fundamental para a companhia.
Elon Musk, chefe da Tesla, também celebrou a mudança. Ele compartilhou um post em sua plataforma de mídia social X com um emoji de saudação e um cigarro.
A decisão de abandonar o projeto é uma bomba para a companhia, encerrando um esforço de multibilhões de dólares chamado Projeto Titã que teria transformado a Apple em uma indústria toda nova.
A gigante da tecnologia começou a trabalhar em um carro em torno de 2014, estabelecendo seus olhares em um veículo elétrico totalmente autônomo com interior de limusine e navegação guiada por voz.
Fonte: Japan Times