A Toyota Motor Corp disse na quarta-feira (28) que suas vendas domésticas para janeiro caíram pela primeira vez em 13 meses, visto que um escândalo de manipulação de dados em sua unidade de veículos leves Daihatsu Motor Co levou a uma suspensão na produção de algumas marcas de carros da Toyota que a filial fabricava.
O número de carros que a Toyota vendeu no Japão diminuiu 13,7% ante o ano anterior, totalizando 112.425 unidades, visto que o fornecimento de veículos que a montadora encomenda para fabricação na Daihatsu caiu, disse.
Suas vendas fora do Japão aumentaram 15,9%, totalizando 672.102 carros, auxiliadas por demanda robusta na América do Norte.
A Daihatsu suspendeu toda a produção doméstica em 26 de dezembro após revelar que um painel terceirizado descobriu que ela havia manipulado dados de teste de segurança para a maioria de seus modelos. A unidade não fabricou nenhum carro em janeiro.
O maior grupo de montadoras do mundo vem sendo afetado por problemas de qualidade nos últimos anos, o que levou o conselheiro presidente Akio Toyoda a pedir desculpas e prometer no mês passado o fortalecimento de administração para o grupo.
Fonte: Japan Today