Reprodução da ilustração da página dos Correios do Japão em relação ao envio de pacotes para o exterior
A partir de sexta-feira (1.º) de março muda o sistema de envio de encomendas para o exterior pelas agências dos Correios do Japão. Não se aceita mais o formulário do conteúdo e do envio preenchido a mão.
Publicidade
O manuscrito foi substituído pelo preenchimento do formulário online, o qual já havia sido instituído desde o ano passado, mas a partir de 1.º de março, só se aceita dessa forma.
O objetivo é melhorar a segurança através da digitalização. Este sistema foi aprovado pelos países membros da União Postal Universal (UPU), e o Japão também o implementou.
As pessoas que usam esse serviço são as que têm familiares no exterior, como é o caso dos residentes estrangeiros no Japão.
Um detalhe que vale a pena destacar é que por exigência do governo brasileiro, é preciso colocar o número do CPF depois do nome do remetente, pois se não tiver, corre o risco de ter o pacote devolvido.
Não importa qual tipo de remessa escolher (EMS, SAL ou por navio) a fatura ou o formulário passa a digital, online.
Como preencher o formulário online dos Correios
Independente de usar o PC ou o smartphone, a primeira coisa a fazer é criar uma conta. Para isso, será necessário o endereço de e-mail e uma senha. Pode escolher um dos dois idiomas: japonês ou inglês.
O segundo passo é selecionar a confecção da ‘fatura’ ou formulário (送り状作成). Como o aplicativo é intuitivo, basta seguir a ordem, como cadastro de cliente e depois o cadastro do destinatário. Depois, o tipo de envio da encomenda e a data prevista do envio (programe-se para enviar dentro de 1 semana).
Se tiver uma balança, recomenda-se pesar a encomenda, selecionar se é envio de algum produto a ser faturado ou se é presente.
A recomendação é ser o mais fiel possível ao conteúdo a ser enviado, descrevendo cada um dos itens, o peso e o valor (mesmo que seja para presente).
Depois de tudo preenchido, dirija-se a uma das agências dos Correios do Japão, com pacote e o smartphone com o e-mail recebido de confirmação porque tem o código da encomenda, dentro do prazo marcado, para fazer o despacho. Um detalhe importante: se puder, leve a caixa aberta para que o conteúdo possa ser conferido. Na agência, a caixa será medida e pesada.
Vale lembrar que, por causa da nova política do governo brasileiro, mesmo que a encomenda seja um presente ou envio de artigos usados, poderão ser taxados (imposto).
Por isso, no caso de envio no caso de mudança de volta ao Brasil, recomenda-se contratar uma empresa especializada para não ser taxado, mesmo que seja uma caixa pequena.
Fonte: Correios