Por volta das 17 horas de domingo (3), o motor do navio pesqueiro de atum da província de Kagoshima, o Fukuei Maru No. 8, de 379 toneladas brutas, com 25 pessoas a bordo, enguiçou na costa de Kozushima, nas Ilhas Izu (Shizuoka), impossibilitando a navegação.
De acordo com a Guarda Costeira de Shimoda, o navio chegou à costa de Kozushima por volta das 22h50. A informação é de que o navio ficou inclinado em um ângulo de 45º, durante o encalhe.
No amanhecer de segunda-feira (4), o capitão informou que um japonês estava desaparecido, por isso, a 3.ª Sede Regional da Guarda Costeira está realizando operações de busca e salvamento.
Segundo a Guarda Costeira, havia 5 japoneses e 20 indonésios a bordo. Inicialmente, o capitão havia confirmado através de um telefonema que todos os tripulantes permaneceram a bordo. Mas, por volta das 4h45, o capitão teria informado que “o navio balançou e uma pessoa caiu no mar, e desapareceu”.
A Guarda Costeira iniciou as buscas por volta das 6h20. Até as 7h35 de segunda-feira, 20 tripulantes foram içados pelo cabo lançado pelo helicóptero.
Fontes: Yomiuri e NHK