A Apple foi multada em €1,8 bilhão pela União Europeia (UE) após uma investigação ter descoberto que ela havia limitado competição de serviços de transmissão de música como o Spotify.
A multa é cerca de quatro vezes maior do que o esperado em uma ação por parte da Comissão Europeia para mostrar que ela agirá decisivamente contra companhias de tecnologia que abusarem de suas posições de dominância no mercado para celulares e serviços online.
Como resultado de práticas anticompetitivas, o público acabou pagando mais do que deveria por transmissão de músicas, disse Margrete Vestager, comissária de competição europeia.
“Por décadas, a Apple impediu que desenvolvedores de apps de transmissão de música informassem a seus consumidores sobre opções mais baratas disponíveis fora do app, e fez isso contratualmente”.
A investigação, iniciada após uma queixa da Spotify, focou em uma restrição a qual impediu que desenvolvedores informassem a usuários de iPhone e iPad sobre outras maneiras de se inscrever em seus serviços de streamings de música.
A Spotify argumentou que as restrições beneficiam o serviço de streaming de música da Apple, o Apple Music.
Fonte: The Guardian