Em relação à questão das fraudes da Toyota Industries nos testes de desempenho dos motores, o Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo (MLIT) confirmou que realmente houve dolo em 3 tipos de motores, por isso, revogou o que se chama de designação do modelo de cada um deles, que autorizava a produção em massa.
As 3 revogações foram para 2 tipos de motores para empilhadeiras e um tipo para máquina de construção.
De acordo com as informações do MLIT, na terça-feira (5), durante a realização das inspeções in loco a partir do final do mês de janeiro, constatou-se que os programas de controle dos motores foram reescritos durante os testes dos gases de escape, o que confirmou conduta ardilosa.
Além disso, descobriu-se que o motor voltado para as máquinas de construção não atendiam aos padrões de desempenho dos gases de escape exigidos pelo governo.
Por esta razão, o MLIT, além de revogar essas designações para produção em massa, ainda deu ordem para ações corretivas.
Em relação aos testes de desempenho dos gases de escape da Toyota Industries, até agora foram reveladas fraudes em oito tipos de motores para empilhadeiras e automóveis e, com estas últimas punições, sobem para 5 as revogações das designações.
Fontes: CBC TV e NHK