O evento ocorrerá no primeiro local civil de lançamento de foguetes do Japão (ANN)
A cidade de Kushimoto (Wakayama) está prestes a abrir um novo caminho para a indústria espacial do Japão com o lançamento do Kairos programada para sábado (9).
Publicidade
Esse lançamento vem com vários “primeiros” para o Japão. Até agora, a Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) tem liderado lançamentos de foguetes e satélites em inserções na órbita usando os locais exclusivos da agência.
Desta vez, o evento ocorrerá no primeiro local civil de lançamento de foguetes do Japão. Se um foguete civil transportar com sucesso um satélite do governo para a órbita, isso também será inédito no país.
O foguete é chamado de Kairos em homenagem à palavra grega antiga “tempo”, incorporando um forte desejo de “dominar o mercado ao tornar o tempo um aliado”.
O sucesso ou falha desse lançamento de foguete terá um impacto significativo no futuro da cidade.
Em preparação para o lançamento, duas áreas pagas de visualização foram instaladas e um total de 5 mil lugares se esgotaram em apenas 2 dias.
O foguete civil não é um evento único. A meta é conduzir eventualmente 30 lançamentos por ano em Kushimoto. Isso representa um “grande momento decisivo” para a cidade.
Empresa adia lançamento por pelo menos 4 dias
Atualização às 12h55 de10 de março de 2024
A Space One de Tóquio adiou o lançamento do foguete Kairos no sábado (9) por razões de segurança após um navio ter sido avistado na “área de alerta marítimo” estabelecida em águas perto do local de lançamento.
Segundo a companhia, nenhuma irregularidade foi encontrada no foguete no local de lançamento.
Um nova data de lançamento foi estabelecida para 13 de março ou depois, a fim de não coincidir com o retorno do astronauta japonês Satoshi Furukawa à Terra após concluir sua missão a bordo da Estação Espacial Internacional.
Lançamento é reagendado para 13 de março
Atualização às 12h23 de 13 de março de 2024
O lançamento do pequeno foguete transportando um satélite ocorrerá na quarta-feira (13) após ter sido adiado no último fim de semana.
A Space One disse na segunda-feira (11) que o foguete Kairos partirá de seu local de lançamento na província de Wakayama logo após as 11h.
Fonte: News on Japan