O ministro da Saúde do Japão, Keizo Takemi, pediu às pessoas que fiquem em alerta contra possíveis infecções por sarampo após 5 casos do vírus terem sido confirmados em pessoas que chegaram dos Emirados Árabes Unidos.
A Europa, Sudeste Asiático e outras regiões vivenciaram recentemente surtos de sarampo.
Desde a quinta-feira (7), o Japão havia confirmado 5 casos entre pessoas que estavam a bordo de um voo do país no Oriente Médio que chegou ao Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka) no mês passado. As pessoas infectadas são residentes nas províncias de Osaka, Aichi e Gifu.
Takemi disse aos repórteres na sexta-feira (8) que o número de casos de sarampo na Europa foi 30 vezes maior ante o ano fiscal anterior e incluíram infecções graves e fatais.
Ele manifestou preocupação de que as infecções podem se espalhar no Japão também, visto que viagens para o exterior se recuperaram recentemente.
O vírus do sarampo é altamente infeccioso e pode se espalhar através da exposição ao ar.
Takemi pediu às pessoas que considerem receber vacinas caso necessário e se mantenham informadas sobre infecções locais.
Ele também pediu que as pessoas que desenvolverem quaisquer possíveis sintomas da doença evitem usar transporte público e consultem um médico pelo telefone.
Fonte NHK