Um canal de irrigação normal que deveria ter águas claras está parcialmente vermelho, em tom brilhante.
Esse canal passa em Minami-ku Urayasu, cidade de Okayama (província homônima). Parte dele está completamente vermelho, mas ainda assim se vê uma ave dentro dele, como se não se importasse.
Mas, para a prefeitura isso é uma dor de cabeça.
Olhando para as imagens se percebe que a superfície da água não é lisa. O motivo é uma planta estrangeira chamada Azolla pinnata (アカウキクサ), um tipo de samambaia, aquática, que prolifera rapidamente e flutua na água. Segundo a reportagem da JNN, espalhou-se no Japão como ração para os patos e também como fertilizante.
“Existe a possibilidade das aves aquáticas, como patos e garças, pousarem em áreas onde essa planta chamada popularmente de veludo da água está presente, ficam agarradas aos pés e se desprendem quando voam. Essa planta produz seus próprios nutrientes e se multiplica”, analisa Shintaro Tetsu, curador do Museu de História Natural da Cidade de Kurashiki.
Yuichi Ninomiya, Gerente, Divisão de Promoção de Agricultura, Silvicultura e Pesca, Escritório Distrital de Minami, da Prefeitura de Okayama disse que fazem a remoção dessa planta. “Está fluindo do norte e coletamos. Se não removermos, irá fluir para vários lugares. Em outras palavras, causará um distúrbio no fluxo de água“, explicou. Por isso, há um trecho desse canal onde essa praga é deslocada, onde fica todo vermelho.
O veludo da água transformou-se em uma espécie de erva daninha do canal de irrigação.
Fonte: JNN