Descobriu-se que um homem de meia-idade nos EUA com histórico de consumo por anos de bacon “suave” mal cozido tinha larvas de tênia infectando seu cérebro, divulgaram médicos em um novo estudo.
O homem de 52 anos com histórico de enxaquecas foi ao médico porque suas dores se tornaram mais frequentes, severas e indiferentes a tratamentos usuais.
Sua dor também piorou na parte de trás da cabeça, de acordo com o estudo, publicado na semana passada no American Journal of Case Reports.
Um exame de tomografia computadorizada de seu crânio revelou vários cistos dentro de seu cérebro na parte da matéria branca do órgão que oferece uma função isolante às células nervosas.
Médicos confirmam neurocisticercose
Mais exames revelaram outros cistos na parte da frente e no centro da camada exterior de seu cérebro, o que levou os médicos a confirmarem que ele tinha neurocisticercose, que ocorre quando cistos da tênia Taenia solium se incorporam no sistema nervoso.
Tipicamente, os humanos se infectam com cistos de tênia quando ingerem água ou comida contaminada com o parasita.
Sua gravidade pode variar de não ter sintomas a àqueles fatais, dependendo largamente de quais partes do corpo os cistos infectam.
O sintoma mais comum é geralmente a convulsão, que é vista em 80% dos casos, de acordo com o estudo.
O tratamento geralmente envolve o uso de medicamento contra vermes ou cirurgia, ou uma combinação de métodos.
O paciente sobreviveu à infecção
“Historicamente, países desenvolvidos não têm sido focos principais para infecção devido a alto controle de segurança alimentar e padrões sanitários”, dizem pesquisadores.
Uma das peculiaridades do caso do homem foi que seu histórico de exposição foi “comum”, de acordo com médicos.
O paciente morou nos EUA e não tinha viajado recentemente a países endêmicos ou tido contato com porcos.
Ele também não havia visitado uma fazenda e morava no que pesquisadores chamam de “casa moderna” com boas condições sanitárias.
Entretanto, ele tinha o hábito de comer bacon mal cozido, pelo qual ele teria desenvolvido neurocisticercose, disseram médicos.
Eles suspeitam que o paciente pode ter sido infectado pela tênia devido aos seus hábitos alimentares e não lavar adequadamente suas mãos após usar o banheiro.
O paciente sobreviveu à infecção após tratamento com antiparasitários a anti-inflamatórios.
Fonte: The Independent