Na quinta-feira (14), soube-se da demissão em massa dos professores da instituição certificada AiAi Hamadera Chuo Kodomo-en (あいあい浜寺中央こども園), cidade de Sakai (Osaka), com cerca de 160 crianças de 0 a 5 anos matriculadas, pois há berçário, jardim de infância e pré-escola.
Segundo a instituição, 10 dos 12 professores de tempo integral, incluindo o diretor, já entregaram seus pedidos de demissão e permanecem até o final do mês de abril.
A razão para isso seria o assédio de poder por parte da mãe de um alto executivo da empresa que administra a instituição. Segundo os professores, com essa situação não há ambiente para cuidar adequadamente das crianças matriculadas.
A empresa gestora realizou reuniões com os pais na noite de 12 e 13 deste mês para explicar a situação.
Diante disso, a prefeitura da cidade de Sakai indicou que apoiará os pais que desejam mudar seus filhos da escolinha. Por outro lado, solicitou à instituição que estabelecesse um canal de diálogo para evitar essa demissão em massa.
Os pais das crianças estão apreensivos pois em abril começa o novo ano letivo, por isso, a prefeitura informou que vai fazer todo o possível para que os pequenos tenham uma vaga assegurada mesmo em outras escolinhas.
Fontes: Sankei e NHK