Na sexta-feira (15) um garoto de 13 anos, da cidade de Chí Linh, na província de Hải Dương, na região do Delta do Rio Vermelho, no Vietnã, morreu no hospital onde estava sendo tratado depois da explosão do notebook enquanto estudava.
Segundo as informações locais, o garoto, aluno do sétimo ano, estava estudando em casa, em 6 deste mês, quarta-feira, quando o notebook que estava usando explodiu.
Ele foi transportado de emergência para o hospital local. Mas, devido à gravidade, foi transferido para um hospital em Hanói, capital do país.
Lá foi submetido a uma cirurgia de emergência, na qual 1/3 do braço esquerdo, gravemente danificado, foi amputado e ambos os olhos foram removidos. Embora tenha permanecido em coma e submetido a tratamento intensivo após a cirurgia, ele nunca recuperou a consciência.
Não foi o primeiro caso de explosão de notebook: cuidados a tomar
Ao saber da morte do estudante, os representantes das autoridades locais visitaram a família para apresentar condolências e também para encorajá-la. O funeral foi realizado na manhã de sexta-feira e o corpo foi sepultado no cemitério da cidade.
No passado, em 2020, três estudantes da província de Ha Tinh ficaram feridos quando os seus notebooks explodiram enquanto estudavam.
Os médicos alertam as pessoas para evitarem o uso de computadores e dispositivos eletrônicos antigos que apresentam alto risco de falha. Recomendam usar produtos com garantia de fabricantes confiáveis quando a bateria precisar ser substituída. Também recomendam evitar o uso dos dispositivos eletrônicos durante o carregamento.
Fonte: VietJo