De acordo com a Guarda Costeira, pouco depois das 7h de quarta-feira (20), um navio-tanque químico registrado como Keoyong Sun na Coreia do Sul, o qual estava ancorado na costa da cidade de Shimonoseki (Yamaguchi) por causa do tempo tempestuoso, ficou inclinado, segundo a informação inicial, quando do pedido de socorro pelo rádio.
Havia 11 homens a bordo do navio-tanque que mais tarde virou, sendo dois sul-coreanos, oito indonésios e um chinês.
O resgate foi feito pelos bombeiros e Guarda Costeira, usando helicópteros. Às 17h55, foi confirmada a morte de 8 dos 9 homens resgatados. O indonésio que foi salvo com vida não corre risco. Segundo a Guarda Costeira, todos os tripulantes usavam colete salva-vidas, mas o mar estava muito agitado.
Dois tripulantes ainda estão desaparecidos e a informação na manhã de quinta-feira (21) é que as buscas vão continuar.
Um alerta de tempestade e um aviso de ondas elevadas foram emitidos para a área ao redor do local na manhã de quarta-feira. Em Shimonoseki foram registradas velocidades máximas de vento de 22,7 metros por segundo (81,7 km/h).
De acordo com a Guarda Costeira do Japão, o navio-tanque saiu do porto de Himeji (Hyogo), em 18 deste mês e estava a caminho de Ulsan, na Coreia do Sul, mas ancorou por causa do mau tempo.
O navio-tanque químico continha 980 toneladas de ácido acrílico, altamente tóxico, mas nenhum vazamento no mar foi confirmado até agora.
Fontes: NHK, FNN, FBS e ANN