Um estudante universitário em Taiwan que teve ambas as pernas amputadas na esperança de receber um pagamento de seguro de US$1,3 milhão foi preso sob suspeita de fraude, disseram promotores.
O jovem de 23 anos, identificado apenas pelo seu nome Zhang, colocou suas pernas em um balde de gelo seco por mais de 10 horas para deixá-las com queimaduras de frio tão extremas que ele precisaria de amputação dupla, disse em uma declaração no dia 14 de março o Departamento de Investigação Criminal de Taiwan.
O departamento disse que um amigo de Zhang do ensino médio, identificado como Liao, o persuadiu a realizar a fraude de seguro.
Liao, também de 23 anos, sofreu perdas em criptomoedas e persuadiu Zhang a assinar uma nota legal obrigando-o a pagar cerca de US$800 mil, disseram investigadores.
O site local Taiwan News divulgou que Liao disse a Zhang que ele estava sendo perseguido por mafiosos.
Em 26 de janeiro de 2023, Liao e Zhang circularam por Taipei de moto durante a noite, querendo apresentar a alegação de que Zhang estava sofrendo de frostbite (queimadura do frio) enquanto andava no veículo, disseram investigadores.
Dias antes, Zhang comprou várias apólices caras de seguro de vida, de viagem e de acidente, disseram promotores.
Após a jornada de moto, Zhang colocou suas pernas dentro de um balde com gelo seco e teve que ser levado ao hospital, disseram investigadores.
Entretanto, enfermeiros perceberam que algo estava errado enquanto o avaliavam, disse o departamento.
Em suas pernas não havia marcas de meias ou algo parecido e seus ferimentos pareciam simétricos, o que era inconsistente com uma ocorrência natural de frostbite, disseram investigadores.
O clima na noite de 26 de janeiro também não estava de forma alguma abaixo de zero, com a temperatura na faixa dos 5ºC, acrescentaram os promotores.
As pernas de Zhang foram amputadas abaixo da panturrilha devido aos ferimentos por frostbite, mas seu caso foi relatado às autoridades.
Quando a polícia investigou Zhang e Liao em novembro, eles encontraram um balde de plástico usado para congelar os pés de Zhang, documentos de seguro, uma caixa para guardar gelo seco, oito smartphones e um tablet, disseram investigadores.
Liao e Zhang foram presos em 17 de janeiro deste ano e ambos acusados de fraude, disse o departamento.
Fonte: Business Insider