Depressão está ligada à infecção por vírus durante a infância, dizem pesquisadores

As descobertas da equipe foram publicadas em um jornal de ciências nos EUA em fevereiro.

A equipe da Universidade Jikei descobriu a possibilidade, embora acredite-se há muito tempo que hereditariedade seja causa provável por trás da depressão (ilustrativa/banco de imagens)

Uma equipe japonesa de pesquisa descobriu que uma infecção causada por um vírus em particular durante a infância pode ser um gatilho para depressão na vida futura.

Publicidade

A equipe da Escola de Medicina da Universidade Jikei em Tóquio descobriu a possibilidade, embora acredite-se há muito tempo que hereditariedade seja causa provável por trás da depressão.

As descobertas da equipe foram publicadas em um jornal de ciências nos EUA em fevereiro.

A equipe anunciou em 2020 que proteínas SITH1, as quais são produzidas pelo herpesvírus humanos tipo 6 (HHV6), representam um papel no desenvolvimento de depressão.

O HHV6 é o vírus que causa o exantema súbito, uma condição caracterizada por febre que dura cerca de 3 dias. Quase todo mundo é infectado durante a infância e carregam o vírus latente pela vida.

Quando uma pessoa com o vírus se sente exausta, o HHV6 se torna presente na saliva.

O vírus se espalha da boca para o nariz e então para o cérebro, causando reinfecção e produzindo proteínas SITH1.

Aqueles que têm proteínas SITH1 são mais propensos a desenvolver depressão do que aqueles que não têm, disse a equipe de pesquisa.

A equipe também identificaram essas células que reinfectam o cérebro através de experimentos com ratos, revelando uma parte do mecanismo de como a depressão se desenvolve.

O HHV6 é transmitido principalmente de mãe para bebês.

Embora acredite-se que fatores genéticos estejam associados à depressão, não houve relatos sobre genes intimamente relacionados ao problema de saúde mental.

As descobertas mais recentes mostraram uma possibilidade de que o vírus transmitido a partir da mãe torna a criança propensa à depressão, não os genes da genitora.

“Quando desvendamos o mecanismo, também podemos encontrar soluções”, disse Kazuhiro Kondo, professor com estudo em vírus que é membro da equipe.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Carteira de motorista: falha no sistema em 18 províncias

Publicado em 1 de abril de 2024, em Sociedade

Os centros de emissão da carteira de motorista estão enfrentando uma falha no sistema, em 18 das 47 províncias.

Centro de Carteira de Habilitação de Koto, em Tóquio (NHK)

Segundo a Agência Nacional de Polícia (NPA), ocorreu uma falha no sistema nos centros de carteira de motorista de 18 províncias do país por volta das 9h de segunda-feira (1.º), o que está afetando o procedimento de emissão do documento, demorando mais que o normal.

Publicidade

As províncias que estão enfrentando o problema são: Miyagi, Akita, Yamagata, Tóquio, Ibaraki, Gunma, Chiba, Kanagawa, Niigata, Yamanashi, Fukui, Osaka, Tottori, Shimane, Okayama, Kochi, Saga e Okinawa.

De acordo com a NPA, as sedes da polícia de todo o país estão em transição dos seus sistemas de carteira de motorista individual para o sistema comum, o nacional. Mas as 18 províncias onde está ocorrendo essa falha no sistema já mudaram para o sistema comum da NPA, portanto, a migração já foi concluída.

A falha do sistema está sendo gradualmente resolvida e a NPA está investigando a causa. No caso dos centros de Tóquio, há filas de candidatos, por isso o Departamento de Polícia Metropolitana está redirecionando para outros locais.

Fontes: JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão