Na segunda-feira (8), o governo da Coreia do Sul informou que lançou com sucesso seu segundo satélite espião em um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos.
O SpaceX Falcon 9 decolou às 8h17 (19h17, horário local de domingo) e o satélite de reconhecimento foi colocado em órbita aproximadamente 45 minutos após o lançamento, disse o ministério da Defesa.
Ele conseguiu se comunicar com uma estação terrestre no exterior às 10h57, observou.
É o segundo satélite militar de reconhecimento lançado no âmbito do plano da Coreia do Sul de adquirir 5 satélites espiões até 2025 para monitorar melhor a Coreia do Norte.
O satélite foi equipado com sensores de radar de abertura sintética (SAR) que capturam dados por meio de micro-ondas. Além disso, são capazes de coletar dados independentemente das condições climáticas. Os outros três satélites também serão equipados com sensores SAR.
Sensores eletro-ópticos e infravermelhos capazes de capturar imagens detalhadas da superfície terrestre foram instalados no primeiro satélite lançado em dezembro.
Quando operados em conjunto, espera-se que os cinco satélites forneçam cobertura regular em intervalos de cerca de duas horas, segundo os analistas.
Entretanto, a vizinha, Coreia do Norte, também parece estar se preparando para lançar um satélite de reconhecimento militar adicional, depois de um em novembro de 2023. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul indicou que poderá ser lançado em meados deste mês, pois há duas datas importantes em abril.
Fontes: FNN e Yonhap News