As vendas de carros usados, excluindo veículos leves (kei jidosha), no Japão no ano fiscal de 2023 aumentaram 3,7% ante o ano anterior, totalizando 3.604.871 unidades, o primeiro aumento em 3 anos, disse na quarta-feira (10) a Associações de Comerciantes de Automóveis do país, a JADA.
A disponibilidade de automóveis usados melhorou, visto que as vendas de veículos novos se recuperaram após a escassez de semicondutores induzida pela crise da covid-19 ter sido praticamente resolvida.
As exportações de veículos usados para a Rússia diminuíram para cerca de 60 mil unidades ante o ano anterior para os 7 meses desde agosto do ano passado, quando o Japão impôs restrições de exportações como parte de suas sanções econômicas contra Moscou pela sua invasão à Ucrânia, de acordo com a estatísticas comerciais do Ministério das Finanças.
“Carros usados que eram para ser vendidos à Rússia podem ter ficado no Japão, contribuindo possivelmente para um aumento na distribuição doméstica”, disse um representante da JADA.
Um escândalo envolvendo a revendedora de carros Bigmotor Co por fraudes de seguros teve pouco impacto no mercado de veículos usados.
Fonte: Nippon