O número de novos casos de câncer de próstata em todo o mundo vai mais que dobrar nas próximas duas décadas, visto que países mais pobres alcançam o envelhecimento de nações mais ricas, de acordo com um relatório do Lancet publicado em 5 de abril.
“Nossas descobertas sugerem que o número de novos casos anualmente aumentará de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões até 2040”, disse o jornal médico, com base em um estudo de mudanças demográficas.
Pesquisadores por trás do estudo disseram que o aumento de casos está ligado à expectativa de vida aumentada e mudança na pirâmide etária em todo o mundo.
O câncer de próstata é o mais disseminado entre homens, contando por mais de 15% dos casos. Ele surge após os 50 anos e se torna mais frequente com o envelhecimento.
Como a expectativa de vida está melhorando nos países em desenvolvimento, o número de casos de câncer de próstata também aumenta, disseram pesquisadores.
Os pesquisadores também disseram que autoridades da saúde tinham que encorajar verificação precoce em países em desenvolvimento, visto que a doença é geralmente diagnosticada muito tarde para oferecer um tratamento eficaz.
Fonte: Yomiuri