Foto de arquivo, de um helicóptero do mesmo modelo dos acidentados, que caiu em 2021 em Kagoshima (NHK)
Na noite de sábado (20), dois helicópteros de patrulha SH60K da Força Marítima de Autodefesa do Japão (MSDF) caíram durante o treinamento nas águas a leste de Torishima, nas Ilhas Izu (Tóquio).
Publicidade
Estavam a bordo um total de oito pessoas e a MSDF encontrou e recuperou dois gravadores de voo no local de busca. O ministro da Defesa, Minoru Kihara, disse: “Há uma grande possibilidade de que os dois helicópteros tenham colidido”.
A MSDF resgatou um dos tripulantes, mas foi confirmado como morto. As buscas pelas 7 pessoas restantes continuam e a causa do acidente está sendo investigada.
Enquanto isso, a MSDF decidiu suspender o treinamento com o mesmo tipo de aeronave.
Segundo o Ministério da Defesa, os dois helicópteros participavam de treinamento para detecção de submarinos utilizando navios e aeronaves da MSDF. Por volta das 22h38 de sábado, a comunicação com uma das aeronaves foi perdida. Um sinal de emergência foi recebido um minuto depois. Às 23h04, foi descoberto que o contato com outra aeronave havia sido perdido também.
Os helicópteros pertenciam à Base Aérea de Komatsushima (Tokushima) e à Base Aérea de Omura (Nagasaki) e decolaram dos navios de escolta separadamente, posicionados perto da área onde ocorreu o acidente.
O dispositivo de gravação de voo se separa da aeronave e flutua até a superfície quando detecta a pressão da água. Perto de onde o dispositivo de gravação de voo foi encontrado, havia também o que parecia ser parte da pá do rotor de um helicóptero. Foram encontrados também os capacetes usados pelos tripulantes.
Fontes: Tokyo Shimbun e NHK