Temores em decorrência da gripe aviária estão fazendo com que os preços dos ovos subam de novo.
Após ter cessado em grande parte do ano de 2023, um recente ressurgimento da influenza aviária em granjas nos EUA, Japão e outras nações fez com que os preços dos ovos voltasse a aumentar.
O vírus, comumente conhecido como gripe aviária, é extremamente contagioso e letal entre aves, foi detectado em gado leiteiro nos últimos dias.
“A razão para o grande aumento nos preços dos ovos é a HPAI (influenza aviária de alta patogenicidade) afetando granjas e matando galinhas e cortando a produção de ovos”, disse David Anderson, professor e economista de alimentos no Departamento de Agricultura na Universidade Texas A&M.
Nos EUA, mais de 14 milhões de galinhas poedeiras morreram em novembro e dezembro como resultado de influenza aviária. Nos últimos 30 dias, mais de 8 milhões de aves entre o grupo comercial da América continuam infectadas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura.
No Japão, casos de gripe aviária foram reportados em granjas de várias províncias, infectando centenas de milhares de galinhas.
O país é o segundo maior consumidor de ovos per capita do mundo, e o item alimentar é um importante ingrediente na culinária. O preço dos ovos no Japão subiu mais de 20%, de ¥179 por Kg no início do ano para cerca de ¥218 desde 17 de abril.
Do México à Noruega e Indonésia, os preços dos ovos também aumentaram devido a uma variedade de razões.
O calor escaldante no México fez com que muitas galinhas morressem de insolação, divulgou a mídia local.
A gripe aviária não é a única coisa que afeta o fornecimento de ovos. Outras forças condutoras incluem demanda maior por ovos como resultado de preços mais caros de carne.
“Tivemos alta recorde nos preços de carne bovina, suína e de frango, então os ovos podem ser um substituto, o que significa que os preços aumentariam”, disse Anderson da Universidade Texas A&M.
Fonte: CNBC