Na sexta-feira (26), horário de Nova Iorque, o mercado de câmbio encerrou o expediente com o dólar ainda mais fortalecido. A taxa de câmbio foi fechada a 158 ienes por dólar americano.
Essa desvalorização da moeda japonesa foi a pior desde maio de 1990. Caiu 2 ienes em relação ao câmbio do mercado de Tóquio.
O Banco do Japão (BOJ) decidiu manter a sua atual política de taxas de juro baixas na sua reunião de política monetária de sexta-feira, levando às expectativas generalizadas de que a situação acomodatícia irá continuar por enquanto. Por outro lado, devido à robustez da economia dos EUA, as expectativas de cortes nas taxas de juros por parte do Federal Reserve Board (FRB) diminuíram.
Ainda é consequência da aceleração da diferença nas taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos. O mercado está se tornando cada vez mais cauteloso e sem qualquer intervenção de compra de ienes por parte do governo ou do Banco do Japão para evitar a depreciação da moeda japonesa, o movimento para vender o iene está progredindo ainda mais.
Estimava-se um gasto extra de 110 mil ienes ao ano para as famílias residentes no Japão pelo impacto da desvalorização da moeda japonesa. Se continuar nesse ritmo, esse valor poderá aumentar.
Fontes: NHK, JNN e Mainichi