No mercado de câmbio, o iene valorizou mais de quatro ienes na manhã de quinta-feira (2), chegando a 153 ienes por dólar. Há uma opinião no mercado de que o governo e o Banco do Japão podem ter intervindo diretamente.
No mercado de câmbio, o iene se moveu na direção da valorização pouco depois das 5h da manhã de 2 de maio, subindo mais de quatro ienes, para 153 ienes por dólar.
O mercado estava concentrado na conferência de imprensa do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, que ocorreu na madrugada de quinta (horário do Japão) e, embora o movimento da taxa de câmbio tenha sido limitado após seus comentários na conferência de imprensa, houve uma mudança brusca depois.
Tesoureiro do Ministério das Finanças: “Sem comentários”
Quando questionado por jornalistas sobre o aumento temporário do iene para apenas 153 ienes em relação ao dólar nos mercados de câmbio, um tesoureiro do Ministério das Finanças disse: “Não vou fazer nenhum comentário“.
Entretanto, um movimento semelhante foi registrado no dia 29 do mês passado e há uma opinião crescente no mercado de que o governo e o Banco do Japão estão intervindo repetidamente.
Uma fonte do mercado disse: “Há uma grande possibilidade de que tenha ocorrido uma intervenção secreta por parte do governo e do Banco do Japão, já que não conseguimos encontrar nenhum fator que fizesse com que o iene oscilasse para tão alto. O mercado está em dúvida e continuará a desconfiar de intervenções“.
Posteriormente, o iene enfraqueceu e estava sendo negociado a cerca de 155 ienes em relação ao dólar às 9h, enquanto a guerra entre o governo, o Banco do Japão e o mercado continuava.
Fonte: NHK