O primeiro-ministro Kishida chegou ao Brasil, a segunda parada de sua turnê pela França e América do Sul. Na noite de sexta (3), horário do Japão, ele realizará uma reunião de cúpula com o presidente Lula para confirmar a cooperação intergovernamental em medidas de combate ao aquecimento global, entre outras questões.
Kishida chegou a Brasília, capital do Brasil, pouco depois das 10h30 (horário do Japão) do dia 3 de maio. Esta é a primeira vez em oito anos que um primeiro-ministro japonês visita o Brasil.
Ele realizará uma reunião de cúpula com o Presidente Lula na noite de 3 de maio, onde eles confirmarão o fortalecimento da cooperação para lidar com questões internacionais, levando em conta que o Brasil está presidindo o G20 este ano.
Além disso, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) está programada para ser realizada no Brasil no próximo ano, espera-se que o apoio à proteção das florestas amazônicas seja apresentado como uma medida para combater o aquecimento global.
O governo pretende também anunciar uma nova contribuição para um fundo de proteção da Amazônia, a fim de conter o desmatamento causado pelo desenvolvimento de terras agrícolas e restaurar terras degradadas.
O primeiro-ministro Kishida pretende fortalecer as relações com o Brasil por meio dessas iniciativas.
Fonte: NHK