Uma empresa startup japonesa iniciará ensaios clínicos em setembro do que acredita-se ser o primeiro tratamento do mundo que pode fazer os dentes voltarem a crescer.
A Toregem Biopharma visa trazer o medicamento de anticorpos ao mercado em 2030 para pacientes que não têm alguns ou todos os dentes desde o nascimento – uma condição conhecida como anodontia congênita.
A startup afiliada à Universidade de Quioto espera oferecê-lo eventualmente àqueles que perderam os dentes em idade avançada também. A empresa anunciou sobre os ensaios clínicos na quinta-feira (2).
O anticorpo visa uma proteína específica que inibe o crescimento dos dentes. Testado em animais como ratos, ele estimulou o desenvolvimento de “botões dentários” na mandíbula, fazendo com que novos dentes se formassem.
Pessoas com anodontia congênita, a qual afeta 0,1% da população, tipicamente recebem implantes ou dentaduras na idade adulta.
Atualmente, nenhum tratamento endereça a causa original da condição.
“Queremos tornar isso uma terceira opção”, disse o cofundador da Toregem, Katsu Takahashi.
A Toregem espera oferecer o medicamento de anticorpos por ¥1,5 milhão (US$9,8 mil) e terá cobertura do seguro público de saúde.
Fonte: Asia Nikkei