O Aeroporto de Haneda (Tóquio) conquistou o primeiro lugar como o mais limpo do mundo.
A Skytrax, como parte de seu World Airport Awards, citou a limpeza de Haneda, especificamente dos andares, assentos, áreas públicas e banheiros, para a conquista do prêmio.
“Após a pandemia de covid-19, os padrões de limpeza do aeroporto se tornaram muito mais importantes para os clientes”, disse a Skytrax em seu site.
“Aeroportos que mantêm esses padrões mais altos são bem destacados em resultados de limpeza”.
Haneda, que também foi nomeado o 4º melhor aeroporto na classificação geral da Skytrax, também ficou entre os 10 mais limpos, todos na Ásia. De fato, o Japão em si tem 4 aeroportos na lista, com o Chubu Centrair em 5º, o Narita em 6º e o Kansai em 7º.
O Aeroporto de Incheon na Coreia do Sul ficou em 2º lugar, enquanto o Changi de Singapura conquistou a 3ª posição e o Hamad de Doha a 4ª.
O World Airport Awards também nomeou os aeroportos mais limpos em cada região. O terminal de Vancouver no Canadá foi o top na América do Norte e o da América do Sul foi o de Quito, no Equador, enquanto a América Central e Caribe honram o Juan Santamaría da Costa Rica.
Em outros lugares no globo, o de Cape Town assumiu o lugar de posto na África, Brisbane na Austrália-Pacífico, o Shangai Hongqiao para a China, o Baku do Azerbaijão para a Ásia Central e o de Bangalore para a Índia e Sul da Ásia.
Com mais de 8,5 bilhões de passageiros voando por ano, o fator de limpeza em aeroportos se tornou mais essencial do que nunca.
Este ano marca o 25º aniversário das premiações estandarte da Skytrax, baseadas em pesquisas de satisfação do cliente para mais de 570 aeroportos em 3 línguas (inglês, espanhol e chinês) com viajantes de mais de 100 países.
A Skytrax é uma consultoria do Reino Unido com sede em Londres, onde a principal atividade é a análise do mercado da aviação, com o objetivo de eleger as melhores companhias aérea e aeroportos.
Fonte: Travel and Leisure