O Dia das Crianças (5) foi marcado por um calor fora do comum para a época, como se fosse um dia de pleno verão, em mais de 100 pontos de observação meteorológica do Japão.
Foi a primeira vez este ano que os termômetros registraram 30ºC ou mais. A temperatura mais elevada do país foi em Kaga (Ishikawa), de 33,8ºC no domingo.
Em Date e Yanagawa (Fukushima), o registro foi de 33,7ºC, de 33ºC em Kiryu (Gunma), 31,3ºC em Sakaiminato (Tottori), 32,1ºC em Isesaki (Gunma), 30,9ºC em Utsunomiya (Tochigi), 30,4ºC em Mito (Ibaraki), entre outras.
Mudança de clima
Mas esse clima de verão muda na segunda-feira (6), último dia do feriado, pela compensação. No lugar dessas elevadas temperaturas e sol, muitos locais deverão ter céu nublado ou queda de chuva.
Além disso, as temperaturas máximas serão as normais de primavera, na casa dos 20 graus Celsius.
Particularmente no oeste do Japão, existe o risco de nuvens de chuva ativas localmente, fortes e acompanhadas de trovões, por isso é necessário cautela. Uma frente fria é a causa dessa mudança de tempo, especialmente em Kyushu e Shikoku, onde poderá ter rajadas de vento também.
As regiões Tokai e Hokuriku deverão ter chuva no período da tarde de segunda-feira.
Para quem está retornando de viagem, cuidado nas vias expressas e nas rodovias.
Fontes: WeatherNews e JNN