Com suas águas calmas e vegetação exuberante, Okutama, uma pequena cidade nas montanhas no oeste de Tóquio, deveria ser uma paisagem de bem-estar.
Mas sua cênica margem de rio está sob perigo de ser arruinada por pessoas irresponsáveis que jogam lixo em locais públicos, visto que ela está se tornando cada vez mais popular como lugar para fazer churrasco e acampar.
Para impedir que visitantes deixem lixo na área do Rio Tama, o governo municipal começou a usar drones equipados com alto-falantes para fazer alertas, divulgou o jornal Mainichi.
O anúncio, repetido em japonês e inglês, dizia: “Leve seu lixo para casa. Deixá-lo para trás é punível pela lei como descarte ilegal”.
O jornal Mainichi divulgou que os drones sobrevoaram o Rio Tama perto da prefeitura de Okutama em 2 de maio durante a Golden Week.
Cerca de uma dezena de grupos, incluindo alguns de turistas estrangeiros, foram vistos fazendo churrasco naquele dia.
De acordo com o Mainichi, os drones foram usados pelo menos uma vez antes, durante o feriado de Obon em agosto.
Planos estão em curso para enviá-los durante o feriado de verão também.
Houve casos quando a cidade de Okutama, com uma população de cerca de 4,5 mil pessoas, registrou a presença de mais de 300 visitantes diariamente e cerca de 9 mil metros quadrados da área da margem do rio estavam completamente ocupadas.
A quantidade de lixo também aumentou, com chapas, grelhas, latas vazias e restos de comida entre os itens deixados para trás.
O Governo Municipal de Tama está discutindo com o Governo Metropolitano de Tóquio sobre proibir churrascos no local.
O problema do lixo decorrente de churrasco em margens de rio não é único a Okutama.
No subúrbio de Komae (Tóquio), um pouco abaixo no Rio Tama, uma proibição sobre churrasco na beira do rio foi promulgada em 2011.
Fonte: Straits Times