Forte terremoto abala fronteira entre Guatemala e México

Um forte terremoto acordou as populações das regiões fronteiriças dos dois países na manhã de domingo.

O ponto laranja mostra o epicentro do forte terremoto (USGS)

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um forte terremoto de magnitude 6,4 sacudiu as áreas de divisa entre os dois países, Guatemala e México, às 5h39 de domingo (12), horário da cidade do México.

Publicidade

O epicentro do terremoto foi a 17 quilômetros da cidade de Brisas Barra de Suchiate, no México, a 75,4 quilômetros de profundidade.

Após o forte terremoto, vários tremores secundários aconteceram, deixando a população das duas áreas fronteiriças em estado de tensão.

Foi descartada a possibilidade de gerar um tsunami devido a esse forte evento sísmico.

Não houve relatos imediatos de danos no México, mas aquela remota área montanhosa da fronteira é suscetível a deslizamentos de terra.

Do outro lado da fronteira, a agência nacional de prevenção de desastres da Guatemala partilhou nas suas contas nas redes sociais fotografias de pequenos deslizamentos de terra em estradas na região de Quetzaltenango e de grandes fissuras nas paredes de um hospital em San Marcos, mas não houve relatos de mortes até as 16h de domingo (12), horário local.

Veja dois posts na rede social X.

Fontes: USGS, Univision, El Universal e Telemundo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuva forte em Tokai e Kanto ao ponto de gerar alerta

Publicado em 13 de maio de 2024, em Tempo

A AMJ informou sobre a queda de chuva em ampla área do Japão, podendo ser acompanhada de trovoadas e até granizo.

Foto ilustrativa de chuva pesada (PM)

Na segunda-feira (13), uma área de baixa pressão avança de Sakhalin para o Mar de Okhotsk e a frente fria que se estende a partir dela cobrirá do norte ao leste do Japão.

Publicidade

Além disso, outra frente fria se estende em direção ao lado Pacífico do leste do Japão, e na noite de segunda-feira, deverá se fundir com a outra do Mar de Okhotsk passando pela região de Kanto-Koshin.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) já está chovendo em partes das províncias de Shizuoka, Kanagawa e Tóquio, com trovões e relâmpagos. Essa condição climática deverá continuar até a manhã de terça-feira (14), com a seguinte previsão de precipitação:

  • 180 mm em Kanto-Koshin
  • 130 mm em Tokai
  • 120 mm em Tohoku
  • 80 mm em Okinawa

Se as nuvens de chuva se desenvolverem mais do que o esperado, existe a possibilidade de chuva forte em nível de alerta. Em Okinawa foi emitido alerta de risco de nível 3 em algumas cidades, por volta das 6h de segunda-feira.

Se houver sinais de que uma nuvem cumulonimbus está se aproximando, a recomendação é buscar abrigo dentro de um prédio. Também existe o risco de granizo.

Há também o risco de inundações em vias públicas, especialmente as com passagens subterrâneas.  

Nuvens de chuva cobrem todo o Japão, às 6h40 de segunda-feira (AMJ)

Fontes: AMJ, Tokai TV, NHK e iTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão