O primeiro paciente vivo a receber um rim de porco geneticamente modificado morreu 2 meses após o procedimento, disse o hospital nos EUA que realizou a operação.
“Estamos profundamente tristes com a morte repentina de Rick Slayman. Não temos indicação de que foi o resultado de seu transplante recente”, disse o hospital em Boston em uma declaração emitida no fim de sábado (11).
Em um procedimento inédito, cirurgiões no Hospital Geral de Massachussetts transplantaram com êxito em março o rim de porco geneticamente editado em Slayman, que tinha 62 anos na época e sofria com doença renal de estágio final.
A escassez de órgãos é um problema crônico em todo o mundo e o hospital disse em março que havia mais de 1,4 mil pacientes em sua lista de espera para um transplante de rim.
Slayman, que sofria de diabetes tipo 2 e hipertensão, havia recebido um transplante de rim humano em 2018, mas o órgão começou a falhar 5 anos depois.
Quando o hospital anunciou o transplante de sucesso em março, Slayman disse que ele havia concordado com o procedimento “não apenas como maneira de ajudá-lo, mas também oferecer esperança para as milhares de pessoas que precisavam de um transplante para sobreviver”.
O transplante de órgãos de uma espécie para outra é um campo em crescimento conhecido como xenotransplante.
Fonte: Channel News Asia