Na segunda-feira (13), a Alfândega de Osaka anunciou que aproximadamente 100 quilogramas de ouro apreendidos durante as operações de contrabando serão colocados em licitação aberta.
No mesmo dia, no valor de mercado do ouro, essa quantidade seria equivalente a 1,29 bilhão de ienes, já que o preço desse metal precioso atingiu o nível mais alto de todos os tempos. Todo o valor recebido será direcionado ao tesouro nacional.
Essa quantidade de ouro foi apreendida entre 2020 e 2023 no Aeroporto Internacional de Kansai (KIX) e outros aeroportos e portos. O ouro contrabandeado na forma de acessórios e outras peças que não foram solicitadas para serem devolvidos foram refinadas e transformados em barras de 1 quilo.
A licitação já foi aberta no mesmo dia e as propostas serão aceitas até 6 de junho.
Por que tanto ouro apreendido?
Quando os contrabandistas trazem ouro para o Japão, o fazem de forma escondida para não pagarem o imposto incidente, que deveria ser declarado e pago na alfândega. Esse modus operandi é para se livrarem do imposto e obter mais lucro na revenda.
Em 2017, a Alfândega de Osaka realizou 299 incursões e apreendeu 1.210 quilos ou mais de uma tonelada. Não houve casos em 2022 devido ao reforço da repressão durante a pandemia, mas em 2023 foram registrados 49 casos de 59 quilos, mostrando uma tendência de aumento. Por isso, a alfândega está mais vigilante.
Fontes: ANN e Asahi