O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado na quarta-feira (15), em um atentado na cidade de Handlova, a cerca de 150 quilômetros da capital, Bratislava. Um suspeito foi detido no local.
O crime ocorreu em frente a um centro cultural local onde Fico participou de uma reunião com seus apoiadores. Testemunhas disseram ter ouvido vários tiros. Segundo relatos, Fico foi colocado em um automóvel por seus seguranças e levado diretamente a um hospital.
Conforme o ministro do Interior eslovaco, Matus Sutaj Estok, Fico foi alvejado cinco vezes e corre sério risco de morte. Ele está sendo submetido a uma operação. A emissora local TA3 diz que o político foi atingido na região do abdômen.
Segundo a imprensa eslovaca, o suspeito de ter disparado os tiros é um homem de 71 anos. Estok fala em motivação política para o crime.
Uma porta-voz do hospital de Handlova informou que Fico, de 59 anos, chegou consciente ao local. Pouco depois, uma nota do governo afirmava que o premiê corria risco de morte, e seria transferido de helicóptero para outro hospital.
O parlamentar Lubos Blaha confirmou o incidente durante uma sessão do Parlamento, que foi suspensa por tempo indeterminado.
Os principais partidos da oposição eslovaca cancelaram um protesto contra um controverso plano do governo que eles dizem que permitiria o controle dos serviços públicos de rádio e televisão.
A presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, se disse chocada com o ataque, que chamou de “brutal e impiedoso” ao primeiro-ministro e o desejou forças para sua recuperação.
Veja no post da Nexta, mídia da Europa Oriental, foto no momento da prisão do suspeito de tentativa de assassinato do premiê.
⚡️⚡️ Slovak Prime Minister Fico is wounded in an assassination attempt
Slovak media reports that several shots rang out after a meeting of the Slovak Cabinet, when Prime Minister Fico came out to the public. Now the Prime Minister of Slovakia is being taken to hospital.
There… pic.twitter.com/Scm5SfMj2E
— NEXTA (@nexta_tv) May 15, 2024
Fontes: DW, News Digest e A Referência