O Brazilian Jiu-Jitsu é uma arte marcial que envolve luta corporal como o Judô e além de outras técnicas. Nos últimos anos, o número de lutadores competitivos aumentou rapidamente em todo o mundo, e as técnicas são conhecidas por terem sido dominadas por muitos campeões em torneios de artes marciais mistas em todo o mundo.
No ano passado, foi realizada uma competição mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde pessoas do entretenimento japonês também participaram e essa luta marcial ganha cada vez mais espaço na mídia japonesa.
Diz-se que as origens dessa luta marcial, que se desenvolveu no Brasil à escala global, remontam ao período Sengoku do Japão.
No ano passado, o jornalista e repórter brasileiro Marcelo Alonso e sua equipe coletaram depoimentos de pessoas envolvidas no desenvolvimento do esporte, além de materiais e filmagens valiosos remanescentes, e criaram um documentário chamado Dos Samurais ao MMA, 500 anos de Luta. Ele recebeu um prêmio no ano passado por esse filme, além de ter sido homenageado pela Confederação Brasileira de Luta Livre Esportiva.
A distribuição desse documentário começou na semana anterior no Japão, pelo Prime Video da Amazon. São 5 episódios, a ¥1.150 cada um ou ¥5.250 pelo pacote completo.
É claro que no documentário não poderiam faltar a família Grace, mas também alguns japoneses aparecem como testemunhas.
Yuki Nakai, presidente da Federação Japonesa de Jiu-Jitsu, lutou contra Rickson Gracie sob as regras do MMA em 1995 e posteriormente contribuiu para o desenvolvimento do esporte no Japão também aparece. Todos os grandes nomes do Brazilian Jiu-Jitsu estão no filme.
Por isso, é uma série imperdível de ser assistida e divulgada entre os amigos japoneses.
Assista ao trailer e se encante.
Fontes: ANN e Amazon