O Ministério dos Transportes do Japão inspecionou o escritório da JAL (Japan Airilines) no Aeroporto de Haneda (Tóquio) nesta sexta-feira (24) após uma recente série de incidentes envolvendo a companhia, incluindo um que as asas de 2 aviões colidiram.
A inspeção realizada sob a lei de aeronáutica civil é designada a avaliar as respostas da companhia aérea aos incidentes e seus sistemas de gestão de segurança.
Quatro funcionários do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo entraram no escritório, localizado perto de uma instalação de manutenção de aeronaves, para conduzir uma verificação a fim de avaliar procedimentos de segurança da aérea.
A ponta da asa de um avião da JAL transportando 300 passageiros e tripulação tocou na de outra aeronave no pátio em Haneda na quinta-feira (23).
Em 10 de maio, um avião da JAL que estava prestes a decolar do aeroporto de Fukuoka atravessou uma faixa pausa a qual o controle de tráfego havia instruído a parar, fazendo com que a aeronave se aproximasse de uma pista e forçando outra a abandonar a decolagem.
Não houve relatos de feridos em nenhum dos incidentes.
Em novembro do ano passado, uma aeronave da JAL entrou na pista errada em um aeroporto nos EUA e uma outra atravessou uma faixa de parada em fevereiro, também no país na América do Norte.
Fonte: Nippon